segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A química na cozinha alternativa


Na cozinha, como em outras partes de nossa casa, ocorrem inúmeras reações químicas, das quais nem sequer nos damos conta. os utensílios que utilizamos também libera reagentes quimicos como;

Pedra sabão

Pode liberar cálcio, ferro magnésio e manganês, minerais importantes para o organismo.
Pode liberar níquel, metal tóxico, se não for curada (para isso, unte a panela por dentro e por fora com óleo vegetal refinado, encha com água em temperatura ambiente e leve ao forno, a 200oC, por duas horas; retire do forno quando esfriar totalmente; repita o procedimento antes do primeiro uso).
Redobre a atenção na hora de limpá-la: com o tempo o material pode ficar poroso e restes restos de alimento, favorecendo a proliferação de microorganismos.

Ferro

Libera ferro, que ajuda a prevenir a anemia, tornando-a especialmente indicada para grupos com necessidade do mineral, como atletas, crianças, gestantes e vegetarianos. Também pode liberar manganês.
Evite guardar alimentos nela por muito tempo, já que a liberação excessiva desses metais pode comprometer o sabor da comida e causar desconforto intestinal.
Não use para cozinhar vegetais como cenoura e chuchu, que podem ficar muito escuros.
Para higienizá-las e prevenir a ferrugem, lave, seque com pano ou papel absorvente, finalize na chama do fogão e, depois de fria, unte com óleo vegetal.

Aço inoxidável

Material composto por ferro, cromo e níquel, além de outros metais em quantidades menores.
Libera pequenas quantidades desses minerais nos três primeiros usos. Depois a migração passa a ser insignificante.
Para evitar a ingestão do níquel ferva água nos três primeiros usos. Depois disso ela esta pronta para o uso.
Para evitar que a panela escureça, não use cloro nem água com sal na limpeza, apenas água e detergente neutro.


Fonte:
http://hebertsato.wordpress.com/2007/06/10/a-quimica-nos-utensilios-de-cozinha-2/

Aluno; Ithallo Araújo Pereira

11 comentários:

  1. A Parte da Química no devido assunto, achei bastante importante pois nos previni de desenvolver doenças, assim nos ajuda a ter uma vida mais saudável, e o melhor, economizando e ajudando nosso planeta dando uma esperança aos nossos filhos e netos que viram futuramente.É nessas atitudes que se cada um fizer sua parte, iremos mudar nosso planeta. Cozinha Alternativa Reaproveitando sua cozinha, para uma vida mas saudável ;D.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal , precisamos criar hábitos saudáveis... e esses hábitos ao meu ver, começam na alimentação. É essencial nós criarmos um cardápio saudável para termos uma boa qualidade de vida , diminuindo os riscos de enfartos e doenças da terceira
    idade.

    George Lucas

    ResponderExcluir
  3. Atualmente, os cuidados com a alimentação são uma prioridade. Somos aquilo que comemos e o funcionamento do nosso organismo depende do que ingerimos. Diante disso, o ideal é optar por uma alimentação saudável, para conquistar uma vida equilibrada.

    ResponderExcluir
  4. Ha sim muito legal , todos nos sabemos que para ter uma boa saúde, é preciso,ter habitos saudaveis, uma boa higiene ,mas o principal é ter uma boa alimentação,depende de como nos se alimentamos para ter uma boa expectativa de vida,hoje em dia as pessoas opitam por uma dieta nada equilibrada, por isso que aumentou o numero de casos de doença do coração, pressao alta, diabete, entre outras . é preciso se conscientizar sobre isso ,uma dica:
    O cálcio é importante para a proteção óssea e ajuda a manter uma boa pressão arterial. As melhores fontes são produtos lácteos sem gordura e alimentos enriquecidos com cálcio. O ideal seria combinar a alimentação com suplementação de cálcio.

    ResponderExcluir
  5. Cozinha Alternativa
    A cozinha alternativa nos ajuda a ter uma vida bastante saudavel nos previnindo de doenças no futuro para que isso não venha a ocorrer temos que ter uma alimentação bastante balanceada ingerindo Cálcio , Ferro , Proteinas e vitaminas.
    Para isso que serve a Cozinha Alternativa
    Dilton 2m7

    ResponderExcluir
  6. Usando a cozinha alternativa nós exercemos ações em prol a várias coisas que devemos nos importar mais. Nos alimentando saudavelmente com alimentos cheios de vitaminas, proteínas etc.podemos prevenir de doenças ou até curálas com o tempo. Evitando o disperdício e aproveitando restos de alimentos podemos ajudar com a manutenção do planeta, que corre sérios riscos se não mudarmos nossa maneira de pensar e consumir.

    Andrei Teles Ferreira.

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante o post,é importante saber que dependendo do tipo de comida iremos comer, temos que prestar atenção no que podemos está ingerindo, algumas substâncias podem ser prejudicias, mais outras podem ajudar no funcionamento corporal : cálcio, ferro, vitamina!

    Parabéns.

    DANILO FERREIRA 2m7!

    ResponderExcluir
  8. A cozinha alternativa simplesmente é o reaproveitamento da sobra dos alimentos gerados dentro das residências, com o intuito de diminuir a quantidade de resíduos aproveitando assim
    ao máximo as sobras dos alimentos. Essas sobras de alimentos facilitam
    uma elaboração de várias receitas ricas em nutrientes e faceis de serem feitas,
    além de estarmos preparando comidas nutritivas estamos também consequentemente
    fazendo uma contribuição para o meio ambiente.

    Ane Caroline

    ResponderExcluir
  9. Eu axo muito legal falarmos sobre cozinha alternativa,pois muitas pessoas jogam alimentos no lixo sem saber que pode ser aproveitado fazendo um prato muito legal e delicioso.Quando falamos nesse assunto achamos que é dificil mas não é,basta pesquisarmos e ficando por dentro do assunto podemos ver como é bem fácil e ecologicamente correto,pois quando reaproveitamos alimentos estamos diminuindo a poluição não só visual como olfativa da nossa Cidade ou País.

    Taise Dias Reis 2m7

    ResponderExcluir
  10. Estou gostando do desempenho da turma, espero que continuem postando, sinto falta de muitos alunos e estou anotando tudo.... Como sugestão , que tal procurarmos mais receitas saborosas e postarmos aqui?
    Profa. Silvia.

    ResponderExcluir