quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Reaproveitamento das sobras de alimento

O Brasil é campeão mundial em desperdício de alimentos. Todo ano, joga na lata de lixo o equivalente a 12 bilhões de reais em comida, quantidade suficiente para sustentar 30 milhões de pessoas. Dos 43,8 milhões de toneladas anuais de lixo geradas no país, 26,3 milhões são de comida. O esbanjamento começa no plantio e se repete na colheita, no transporte, na armazenagem, em supermercados, feiras, restaurantes, despensas e cozinhas. Muitas vezes não percebemos mas, todos os dias, deixamos de consumir uma quantidade considerável de vitaminas presentes nos alimentos. Casca de ovo, sementes de abóbora, etc. Inúmeros são os exemplos de “restos” de alimentos de alto teor vitamínico que, na preparação de refeições, acabam indo parar na lata de lixo. Para termos uma idéia do que costumamos perder, apenas 100 gramas de rama de cenoura têm 25,5 mg de ferro e essa quantidade é o dobro da necessidade diária de ferro para um adulto. Essa parte da cenoura, além de ajudar na conservação do legume, pode ser usada posteriormente na preparação de arroz ou saladas. Reaproveitamento de restos de alimentos essa é a idéia.

10 comentários:

  1. As vezes quando comemos algo ou cozinhamos não percebemos, mas desperdiçamos partes de alimentos que poderiam servir na nossa alimentação e também trazer benefícios a nossa saúde. A cozinha alternativa veio com o objetivo de evitar o desperdício e o reaproveitar alimentos que geralmente costumamos a jogar fora. Esse tipo de cozinha pode trazer muitos benefícios, como evitar o acúmulo de alimentos jogados fora, o baixo custo econômico, o preparo de novos pratos e receitas e como conseqüência pode acabar com a fome de pessoas que tem pouco poder aquisitivo. São inúmeros os alimentos que podemos utilizar: casca de melancia, casca de banana, restos de macarrão, caroço de caju, casca de melão, semente de abobora entre outros. A diversidade de pratos que podemos aproveitar com esses alimentos é incrível, como doces, farofas, salgados, brigadeiros, bolos entre outros. Não se esquecendo do poder nutritivo desses alimentos como a casca da banana que é rica em ferro, evitando câncer.

    Iana Neiva

    ResponderExcluir
  2. A cozinha alternativa tem por objetivo, a reciclagem dos alimentos. Pois muitos daqueles restos de alimentos que iriam para o lixo como cascas e talos de vegetais, nessa cozinha abrem espaço para novos tipos de comida e sucos, com alto teor vitaminas, que antes eram desprezadas pelas pessoas. Além de mostrar a variedade de coisa que podemos fazer e inventar em casa, para ter uma alimentação balanceada e saudável. É por isso que o conhecimento dessa cozinha é essencial.

    Talita Anjos =D

    ResponderExcluir
  3. A cozinha alternativa vem para nosso beneficio tanto financeiro , quanto na saúde pois os alimentos que pensamos não ter tanta importancia e acabamos disperdiçando acabam um delicioso prato pro nosso dia-dia.
    Outra coisa super importante e pras gatinhas que querem emagrecer ta ai pratos que não vao danificar sua saúde como esses regimes sem fundamentos fazem . Sua pele , o funcionamento do seu intestino, seu cabelo , ciclo menstrual,colesterol todos esses fatores são controlados e beneficiados com a cozinha alternativa
    O objetivo da sala 2m7 e mostrar a todos que desconhecem o valor e a importancia de pratos diferentes e tão beneficos a nossa saúde , espero que todos aprendam :D


    Danielle Devequi

    ResponderExcluir
  4. A cozinha alternativa é uma forma de aproveitarmos as sobras dos alimentos que muita gente não liga e joga fora achando que é lixo, mas essas pessoas não sabem que poderiam muito bem criar novos pratos sofisticados e saudaveis com estas sobras como:doce de casca de banana, pudim de pão, farofa de folhas com talos..entre outros.
    Se todo mundo contrinuisse para a cozinha alternativa, quem sabe ajudaria para a diminuição da fome no nosso país e futuramente no mundo.

    Luciana Bittencourt

    ResponderExcluir
  5. ツღ A cozinha alternativa é ,aproveitar parte dos alimentos que geralmente são jogados no lixo e mostrar a possibilidade de barateamento das refeições.ઇઉ☆


    ઇઉ☆ Poow show de bola esse trabalho,gostei ,bastante interessante!
    Parabééns ai o grupo ok


    Ψgяαzỉelaツಌღ ઇઉ☆

    ResponderExcluir
  6. A alimentação alternativa, criada para combater a desnutrição, inclui alimentos de alto valor nutritivo, de custo muito baixo, de paladar adaptado à região e preparo rápido. O carro chefe desta alimentação é o principio da multimistura - da variedade - que aproveita diversos alimentos que geralmente são desprezados. São os farelos (de arroz e de trigo), as folhas verde-escuras (de batata-doce, mandioca, taioba, beldroega, etc.), a casca de ovo e as sementes (de abóbora, melancia, gergelim, jaca, caju, melão, etc.).
    Esse método pode ser introduzido em qualquer lar e para qualquer idade, porque não gasta muito e não muda o hábito da família, apenas enriquece os pratos que a família está acostumada a usar em casa. O combate à arteriosclerose, apendicite, diabete, prisão-de-ventre, hemorróidas, varizes e câncer de intestino são benefícios adicionais da alimentação enriquecida.
    Nessa cozinha, nada se perde, tudo é aproveitado. Casca, talos, folhas e sementes. Normalmente, o caminho destas sobras é o lixo. Pouca gente sabe que, assim, são desperdiçadas toneladas de vitaminas da melhor qualidade. Folhas de cenoura e de couve-flor, talos da couve, do espinafre, do brócolis e até a casca da banana refogada são armas muito importantes contra a desnutrição.
    é muito bom saber-mos que existe uma froma alternativa de nos alimentar-mos sem jamais perder a qualidade do alimentação. Muito interessante isso.

    Por Nilmárdima Silva :D

    ResponderExcluir
  7. A cozinha alternativa é uma prática ainda discriminada pela população brasileira, quem não conheçe, diz que é " aquele lixo do baldinho " perto da pia de lavar os pratos, ou aquela casca de tomate que desçe pelo ralo da pia.Mas na verdade não é, e sim uma prática saudável e proveitosa para toda família.O difícil de ver , é como o Brasil, grande produtor de alimentos, joga mais fora do que aproveita,comida desperdiçada , porque enquanto muita gente joga fora, outras no minímo fazem uma refeição por dia,isso é lastimável.Mas em países de baixa condições de vida,já é possível encontrar esse tipo de prática, mudando muitos hábitos alimentares, que andava de forma precária.Empresas não-governamentais deveriam adotar essa prática em sua cozinha,posteriormente até ajudando a quem precisa!

    DANILO FERREIRA 2M7

    ResponderExcluir
  8. Então, culinária alternativa todo mundo aqui no blog já falou, mas vo colocar do meu jeito ^^

    Culinária alternativa nada mais é do que o aproveitamento de todos os alimentos, como legumes, frutas e sobras de alimentos prontos. E apartir disso, saber criar pratos ótimos ^^

    As vezes a gente deixa de aproveitar ótimas propriedades de certos alimentos por falta de saber mesmo ou até por achar q é frescura. Puts, dá pra fazer tanta coisa gostosa utilizando "restos", coisas q a gente nem imagina q juntando com mais outra e cutucando um pouco vc pode chegar em um prato simples, barato e gostoso (o mais importante).

    Então, a ideia do trabalho é boa sim, tá na hora de investir nesse tipo de educação e não só em coisas não tão importantes. :D
    Abração ae a todos!

    Ramon Eder 2m7

    ResponderExcluir
  9. Cozinha Alternativa nada mais é do que um novo método de inovar e baratear o cardápoio da população . Geralmente são Ultilizadas as partes dos alimentos que não consumimos e jogamos fora (Cascas, talos, bagaço... etc)
    Algumas Escolas Da Região Brasileira Já estão implantando a cozinha alternativa em suas cantinas .
    Cozinha alternativa Também é Saúde !
    Ismael Santana

    ResponderExcluir
  10. alternativa; sao uma das culinaria mais resente do nosso brasil que é rico de gredientes de todos os tipos que as pessoas faz que os restaurante.....................

    ResponderExcluir