segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Receitas Alternativas - I

Bolinhos de Folhas de Beterraba

1 copo de talos e folhas lavadas e picadas

2 ovos

5 colheres (sopa) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de água

Cebola picada

Sal à gosto

Óleo para fritar

Bata bem os ovos e misture os outros ingredientes. Frite os bolinhos em óleo quente e escorra em papel absorvente.

Doce de Casca de Banana

5 copos de cascas de banana nanica, bem lavadas e picadas

2 1/2 copos de açúcar.

Cozinhe as cascas, em pouca água, até amolecerem. Retire do fogo, escorra, reserve o caldo do cozimento e deixe esfriar. Bata as cascas e o caldo no liqüidificador e passe por peneira grossa. Junte o açúcar e leve novamente ao fogo lento. Mexendo sempre, até o doce desprender do fundo da panela.

Bolinho de talo de Brócolis


2 xícaras (chá) de talos de brócolis cozido

2 ovos

1 cebola média picada

Sal à gosto

6 colheres (sopa) de farinha de trigo

Óleo para fritar.

Bata no liqüidificador os talos cozidos juntamente com os ovos. Retire e misture os ingredientes restantes. Frite as colheradas em óleo quente.

Ramas de Cenoura Crocante

1 xícara de farinha de trigo

1 colher (sopa) de óleo

Sal a gosto

30 raminhos de folhas de cenoura

Óleo para fritar

Misture a farinha com o óleo, o sal e 1/2 xícara de água. Passe ligeiramente os raminhos na massa sem cobrí-los totalmente e frite no óleo quente.

Geléia de Casca de Abacaxi


Cascas de um abacaxi

4 copos de água

Açúcar, o quanto baste

3 colheres bem cheias de maisena .

Lave com uma escovinha as cascas do abacaxi. Bata as cascas junto com a água no liqüidificador. Passe por uma peneira. Junte o açúcar e a maisena dissolvida. Leve ao fogo e deixe cozinhar bem. Despeje em pirex previamente umedecido. Sirva gelado.

4 comentários:

  1. Cozinha alternativa é nada mais nada menos que aproveitar tudo aquilo que sobra dos alimentos, pode ser a casca de uma fruta, talos de verduras, enfim existe um mundo de coisas que podemos aproveitar. Nosso lixo é um dos lixos mais ricos do mundo, onde encontramos vários materiais que poderíamos ter aproveitado, mas falta uma conscientização da parte dos órgãos responsáveis para que possamos aproveitar os materiais que jogamos fora.
    Agora aó nos resta usar a criatividade para criar pratos com esses materiais e com eles podermos matar a fome de muita gente.

    Rôdney Santos.

    ResponderExcluir
  2. Isso aqui está super show,adorei belo trabalho coleguinhas da 2m7.Abraçoss Matheus Ribeiro.

    ResponderExcluir
  3. nossa que ótima né?eu fiz o Bolinho de Talos de Brócolis que maravilha nossa eu to fazendo ate para vender ha,ha,ha,ha nossa a mulher compra todos os dias e nao é caro por mim e eu vendo como 2,50 se for um prato só 2,50 se for 1 é 00,50 centavos muito barato amei olha manda mais receitas q eu vou fazer beijao!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de deixar registrado a importância do Polvilho de Araruta na culinária brasileira.
    Já ouviu falar na Araruta? Saiba que ela é uma planta que pode trazer vários benefícios à saúde, ao seu corpo e ser uma boa opção para quem adora cozinha alternativa.
    Na culinária, a Araruta costuma ser usada em pó com várias delícias que conhecemos como bolos e tortas, mas pode ser consumida também em uma alimentação mais saudável, por não conter glúten, que torna uma boa alternativa aos celíacos e pela sua riqueza em fibras, auxiliando a digestão.
    Como encontrar:
    Atualmente a Araruta tem sido difícil de encontrar em vários alimentos prontos, pois a sua forma mais usual em polvilho foi sendo substituída por polvilho de mandioca, devido às dificuldades do plantio. Logo, a indústria de alimentos praticamente não a usa mais, mas é possível encontrar em forma de polvilho no site: http://www.ararutadabahia.com.br

    ResponderExcluir