quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Reaproveitamento das sobras de alimento

O Brasil é campeão mundial em desperdício de alimentos. Todo ano, joga na lata de lixo o equivalente a 12 bilhões de reais em comida, quantidade suficiente para sustentar 30 milhões de pessoas. Dos 43,8 milhões de toneladas anuais de lixo geradas no país, 26,3 milhões são de comida. O esbanjamento começa no plantio e se repete na colheita, no transporte, na armazenagem, em supermercados, feiras, restaurantes, despensas e cozinhas. Muitas vezes não percebemos mas, todos os dias, deixamos de consumir uma quantidade considerável de vitaminas presentes nos alimentos. Casca de ovo, sementes de abóbora, etc. Inúmeros são os exemplos de “restos” de alimentos de alto teor vitamínico que, na preparação de refeições, acabam indo parar na lata de lixo. Para termos uma idéia do que costumamos perder, apenas 100 gramas de rama de cenoura têm 25,5 mg de ferro e essa quantidade é o dobro da necessidade diária de ferro para um adulto. Essa parte da cenoura, além de ajudar na conservação do legume, pode ser usada posteriormente na preparação de arroz ou saladas. Reaproveitamento de restos de alimentos essa é a idéia.

Inovação: A Cozinha Como Alternativa Para O Desenvolvimento Profissional

Empresas competitivas estão na busca incessante de aprimoramento profissional para seus colaboradores, no intuito de inovar e oferecer oportunidades para motivar e transformar o ambiente de trabalho em um lugar prazeroso e de resultados construtivos.

Um dos grandes desafios da gestão de pessoas é utilizar ferramentas que possibilitem motivação, aprimoramento e melhor desempenho. Pensando nisso a Komcorp Assessoria Empresarial e Contábil oferece capacitação profissional através da cozinha, com grupos de até seis pessoas. A proposta é trabalhar como uma equipe de cozinha, sob o comando de um chef e demais assistentes, cada um com a sua função gastronômica habitual.

Trabalhar com um cardápio que envolva entrada, prato principal e sobremesa em um ambiente descontraído e produtivo é o desafio proposto pela consultora gastronômica Luciane Daux.

A experiência pode ser aplicada nos níveis gerencial e operacional tendo variações de acordo com as necessidades específicas das equipes a serem trabalhadas.

Ao final a equipe degusta toda sua produção em clima de comemoração pelo cumprimento do desafio. Após faz-se o desdobramento da atividade, relacionando a vivência com o ambiente empresarial sob a condução da psicóloga especialista em Gestão de Pessoas Cristiane Ribeiro que é consultora da Komcorp. Desta forma, o desenvolvimento busca aprimorar as habilidades profissionais fundamentais no cotidiano corporativo, como planejamento, execução e avaliação, e enfatiza as habilidades de trabalho em equipe aonde a comunicação, o relacionamento interpessoal, tomada de decisão, assertividade são fundamentais para o alcance de objetivos comuns. Cabe ressaltar que os participantes também valorizam a oportunidade de agregar conhecimentos de gastronomia e etiqueta à mesa tão em voga nos dias atuais.

A rotina de uma cozinha profissional é um ambiente inspirador e real para o desenvolvimento de habilidades, especialmente pela sincronia, confiança e comunicação eficaz que compõe toda a elaboração do cardápio. A vivência revela a compreensão que ter flexibilidade para inovar e resolver problemas, é fundamental para o profissional nos dias atuais e futuros.